Marcas são mais que um logotipo ou uma identidade visual que remete a um produto, serviço ou organização. Marcas representam visões de mundo, valores e significados que precisam ser gerenciados pelas empresas como ativos intangíveis que diferenciam, atraem e agregam valor.
Houve um enorme crescimento de plataformas de divulgação e tecnologias que permitem criar, editar e divulgar conteúdos com fotos, vídeos e textos na web. Isto trouxe possibilidades amplas de comunicação que se abriram para todos, beneficiando indivíduos e também as pequenas e médias empresas, que não dispõem dos orçamentos de comunicação e verba publicitária de grandes empresas.
Entretanto, é preciso entender que cada tecnologia tem suas peculiaridades. Portanto as ferramentas devem ser escolhidas e utilizadas a partir de uma estratégia de comunicação adequada para cada empresa.
O planejamento desta estratégia deve obedecer alguns passos:
1. Saiba com quem você quer falar
Antes de escolher as ferramentas e ações de comunicação, é preciso saber quem é seu público, como ele se comporta e o que espera da sua marca. Procure ações focadas no seu alvo e evite dispersão do investimento.
2. Seja original e fiel à sua identidade
Saiba quem você é para se diferenciar e comunicar sua mensagem de forma relevante e original. Não tente copiar outras empresas e ser o que não é, inclusive em suas estratégias de divulgação.
Não siga receitas de bolo em comunicação, use o mix de ferramentas disponíveis de acordo com os objetivos e estágio de desenvolvimento da sua marca.
3. Use o digital a seu favor
A publicidade online representa uma revolução que beneficia as pequenas, médias e grandes empresas em sua comunicação. É possível utilizar este ambiente para fins diversos, como atendimento, vendas e divulgação da sua marca.
Insira o digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, passando pela criação de perfis em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram.
4. Integre e seja consistente
As mensagens, ações e formatos devem ter coerência para manter a relevância para o seu público. Outro ponto é a consistência das ações, em sites, blogs e redes sociais. É melhor ter poucos canais de atuação, mas que sejam sempre atualizados com bom conteúdo e monitorados, do que ter vários desatualizados.
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