(texto/autor HOTMART)
O Fórmula de Lançamento, muitas vezes referido apenas como FL, é um treinamento online que busca ajudar o empreendedor a faturar uma grande quantia em um curto período de tempo, geralmente mais de R$ 100 mil em até uma semana.
No jargão do meio, fazer um 6 em 7 (6 dígitos em até 7 dias consecutivos).
A ideia é criar toda uma estratégia de lançamento de produtos para trazer, em pouquíssimo tempo, resultados até mais significativos do que o método de vendas constantes, distribuídas ao longo do ano inteiro (funil perpétuo).
Assim, o almejado “6 em 7” é conquistado de forma sazonal, sendo que alguns Produtores fazem apenas 2 lançamentos ao ano. Essas vendas ficam disponíveis por um período limitado.
O objetivo é lançar, faturar um valor alto (relativo a meses de trabalho) e, em pouco tempo, “fechar o carrinho”, ou seja, encerrar as vendas.
Obviamente, há muita preparação anterior a essas etapas e, além disso, se o produto em questão não for bom, dificilmente os resultados virão.
A figura por trás desse método é Erico Rocha, homem de negócios que abandonou sua carreira de sucesso em um banco de investimentos europeu para se tornar um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil.
Ele foi o responsável por trazer e adaptar a metodologia criada por Jeff Walker ao nosso país.
Jeff é uma referência do Marketing de Internet nos EUA, autor do best-seller Launch e da versão original do curso, o Product Launch Formula. Mercados de segmentos variados e celebridades como Tony Robbins já utilizaram o método, com sucesso.
Como Erico Rocha criou o curso?
Apesar de nunca ter sido um apaixonado por programação, Erico se formou em Ciência da Computação.
Ao fim do curso, conseguiu um estágio em um banco na Alemanha e, assim, aproveitou a oportunidade para se afastar de sua área de formação inicial, passando a se envolver cada vez mais com análises numéricas no mercado financeiro.
Posteriormente, mudou-se para Londres, onde chegou a ter cargos de prestígio e elevados salários.
Apesar do sucesso profissional, Erico não se sentia realizado na carreira e, em um dado momento, se viu em crise pessoal. Consequentemente, pediu demissão ao seu chefe, se arrependeu no dia seguinte, mas, aí, já não havia volta.
Então, junto à esposa, ele se forçou a tirar 3 meses de férias para tentar relaxar. Mas o ímpeto empreendedor não o deixou descansar e ele resolveu utilizar o período para dar vazão a sua paixão pelo empreendedorismo, se comprometendo a elaborar algum tipo de negócio dentro do prazo estipulado.
É aí que Erico retornou ao Brasil, se uniu a seu irmão, Hugo Rocha, e juntos passaram a trabalhar em um site voltado a investidores do lucrativo mercado de leilões de imóveis, concentrando valiosas informações em um sistema privado, algo inédito até então.
Apesar de terem criado uma plataforma única e de grande utilidade, a empreitada foi um fracasso e ambos venderam pouquíssimas assinaturas.
Com tamanha frustração, a dupla percebeu que ter um excelente produto em um mercado rentável, mesmo que em um ótimo momento, não era o suficiente. É preciso fazer com que esse produto de fato chegue ao público e ainda convencê-lo de que a compra realmente vale o investimento.
A experiência fez com que Erico viajasse rumo aos EUA em busca de maiores aprendizados sobre vendas. E é nesse processo que ele conhece Jeff Walker e sua metodologia.
Assim nasce a adaptação que vem a ser o Fórmula de Lançamento.
O que você vai encontrar no FL?
O curso é dividido em módulos online que abrangem de fundamentos a conteúdos mais avançados sobre:
- Tráfego;
- Gatilhos mentais;
- Geração de leads;
- Afiliados;
- Criação de conteúdo;
- Diagramas de mapas mentais;
- Preparação de eventos de pré-lançamentos;
- Criação de páginas diversas e
- Estratégias de funil de vendas.
Ou seja, materiais que ensinam a criar uma audiência e gerar interesse em seu produto, através de Marketing de Conteúdo, de forma que, no momento do lançamento, você tenha uma legião de pessoas extremamente dispostas a realizar a compra.
Vários bônus como tutoriais de ferramentas, webinários e estudos de caso também são disponibilizados.
Todas as aulas são acessadas através de uma área de membros.
Além do conteúdo em si, o Fórmula de Lançamento permite acesso a comunidades exclusivas em redes sociais voltadas a usuários do curso.
Para muitos, essa é uma das maiores vantagens, já que várias conexões promissoras entre participantes podem ser criadas nesses ambientes virtuais.
Ter a possibilidade de compartilhar experiências e trocar informações é de grande valia para membros dos seletos grupos.
Por meio dos webinários promovidos para os alunos, Erico Rocha também responde a várias dúvidas dos participantes, que podem enviar as perguntas previamente.
Como o foco é em lançamentos, esse conceito é bastante explorado. Assim, você irá aprender sobre variações como:
- Lançamento Interno (para os próprios assinantes);
- Externo (com apoio de Afiliados);
- Lançamento Afiliado (para produtos de terceiros);
- Lançamento de E-Commerce (lojas virtuais);
- Relâmpago (promoções rápidas) e
- Lançamento Perpétuo (sequências).
Há também os famosos Lançamento Semente e Hiper-Semente, que são voltados para testar demandas em potencial.
A ideia por trás de um Lançamento Semente é similar à compra de um apartamento na planta: a venda é realizada sem o produto estar finalizado, sendo que o empreendedor recebe o dinheiro antes de criar o produto. Essa tática permite ao Produtor financiar sua ideia através do próprio cliente.
Apesar do conceito ser tentador para quem pretende empreender, obviamente, envolve riscos e polêmicas.
O Fórmula de Lançamento não fica apenas no ambiente virtual, já que a compra te dá a possibilidade de participar do evento ao vivo.
Edições passadas envolveram mais de 3 mil participantes, durante 3 dias, e contaram com presenças como Flávio Augusto, Carlos Wizard, Ricardo Amorim e até do próprio Jeff Walker.
Para quem é o Fórmula de Lançamento?
O curso é voltado para quem quer vender na internet de modo escalável, principalmente produtos digitais relacionados a conhecimento e informação.
Não que os ensinamentos não sejam aplicáveis para quem trabalha com produtos físicos. Mas como a ideia é vender uma quantidade grande em um curto período de tempo, utilizar a estratégia para produtos físicos pode envolver um desafio gigantesco de logística, tornando a estratégia inviável ou ineficaz.
Como já mencionamos, o Fórmula pode ser útil até mesmo para quem ainda não tem um produto. Assim, o treinamento pode servir para moldar um projeto e construir audiência.
Para quem trabalha com produtos físicos, essa pode ser uma ótima maneira de pensar uma derivação digital.
Como referência, se você tiver uma tapeçaria, pode ser bem difícil aplicar conceitos do FL com a venda das peças. Porém, o aprendizado pode te ajudar a pensar um lançamento de curso online sobre produção de tapetes.
Se esse é um assunto que te interessa, a HOTMART recomenda Desafio 30 Dias, para você aprender a criar seu produto digital do zero, em um mês e de graça!
Um ótimo modo de saber se o Fórmula de Lançamento é indicado para você é acompanhar os conteúdos relacionados que o próprio Erico Rocha disponibiliza online.
Você também pode comparecer a alguma Masterclass presencial do curso. Esses eventos, de entradas mais acessíveis, ocorrem em várias cidades e são voltados à interessados em adquirir o treinamento completo.
Durante mais de 8 horas, Erico faz uma imersão abordando vários conceitos da metodologia, passando conteúdo, tirando dúvidas da platéia e apresentando casos de sucesso.
Ao final, é disponibilizada uma oferta especial para os participantes comprarem o treinamento completo.
Se considerarmos que o FL é denso (em relação à quantidade de conteúdo) e de ticket alto, fica claro que não é voltado a curiosos. Se trata de um investimento para quem quer estudar a fundo e atuar de maneira séria.
Funciona de verdade?
O Fórmula de Lançamento se propõe a organizar uma infinidade de conceitos e ensinamentos de forma clara e objetiva e, de fato, consegue.
A linguagem e a didática são diretas e o assunto é tratado de forma bastante completa.
Apesar do modo simples como Erico apresenta o conteúdo, não quer dizer que vai ser fácil aplicar as técnicas ensinadas.
As pessoas possuem habilidades distintas e cada negócio tem suas próprias particularidades. Desse modo, talvez o Fórmula de Lançamento não seja o método ideal para você, pelo tipo de trabalho e empenho que exige.
Em alguns casos, pode ser necessário um investimento considerável em anúncios para que a tática funcione bem e de modo mais veloz.
Também vale mencionar que faturar uma quantidade alta em um curto período de tempo não quer dizer, necessariamente, trabalhar menos.
A parte da venda é apenas a “colheita” do trabalho de longos meses (às vezes, do ano inteiro), que nesta analogia com a agricultura envolve: selecionar sementes; arar a terra; capinar; adubar; controlar pragas; irrigar; minimizar erosão; lidar com intempéries; gerenciar e treinar funcionários etc. Tudo isso, muitas vezes, enfrentando um sol de rachar e picadas de insetos no processo. Enfim, bastante trabalho duro precisa ser feito antes da grande colheita, o tempo todo.
Outro ponto importante é tomar cuidado ao se encantar com faturamentos de terceiros ao se espelhar em casos que, se colocados os números na ponta do lápis, podem revelar resultados bem menos impressionantes.
Quando se fala em faturamento, devemos sempre pensar em retorno sobre o investimento, o famoso ROI – return over investiment.
Gastos com produção, anúncios, compra de tráfego, ferramentas, serviços, taxas e comissões, podem resultar em um lucro mais modesto, principalmente depois de dividi-lo por vários meses (para que se tenha uma noção mais realista do ganho em relação ao tempo de trabalho total).
Se posteriormente ainda houver uma divisão entre sócios ou equipes maiores, o valor final, aquele que de fato vai para o bolso, se torna menor ainda.
Além disso, como em qualquer área da vida, obter sucesso pode levar tempo e demandar várias tentativas.
Muitos empreendedores fazem diversos lançamentos antes de atingir um resultado satisfatório. O próprio Jeff Walker demorou anos para chegar ao sucesso profissional, acumulando, ao longo do processo, muito conhecimento e experiência para criar um produto que de fato entrega valor.
Você pode conhecer um pouco mais sobre a história dele nesta entrevista realizada pelo próprio Erico:
Esses pontos nos levam de volta a um pré-requisito muito importante: seu produto tem que ser excelente para o público-alvo. Não há qualquer estratégia ou treinamento que resolva o problema de uma oferta ruim.
Tendo em mente essas observações, a HOTMART afirma que sim, o Fórmula de Lançamento de fato funciona.
Não vai ser nada difícil encontrar uma quantidade enorme de depoimentos de empreendedores que obtiveram sucesso graças aos aprendizados adquiridos por meio do curso.
Esses relatos existem não apenas para atuarem como gatilho mental da prova social (você aprenderá muito mais sobre isso no Fórmula de Lançamento), pois a HOTMART, acompanhou várias histórias de sucesso envolvendo o método.
Não é coincidência que o maior vendedor da HOTMART o, Mairo Vergara, atribua seu sucesso inicial ao Fórmula de Lançamento.
Caso queira saber um pouco mais sobre essa história, assista a primeira palestra do professor de inglês no Fire Festival 2018 (o trecho começa aos 14:23 do vídeo):
Autor: HOTMART (Líder em Vendas e Distribuição de Produtos Digitais na América Latina)
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