Anunciar no Google é uma maneira eficiente para as empresas aprimorarem suas visitas e conversões. Para que sua meta funcione, você precisa antes de tudo visar o seu público-alvo e, principalmente, a qualidade dos seus anúncios. Quanto mais você visar seu objetivo, menor será seu custo e sua campanha apresentará melhores resultados.
Por isso, selecionamos algumas dicas para que você desenvolva campanhas no Google AdWords de forma simples e eficiente. Confira!
A seleção das palavras-chaves
O primeiro passo para a criação de um anúncio é elaborar uma lista de palavras-chaves. Dedique-se a um Brainstorming para ver quais palavras que os clientes utilizariam para chegar até a sua empresa, produtos ou serviços específicos, separando-as por grupo. Em seguida, confira o volume de pesquisas, bem como os termos relacionados com uma maior procura, e verifique se é interessante o investimento. Para isso, utilize o planejador de palavras-chave do serviço.
Busque inspiração também em seus concorrentes. Para isso você pode utiliza ferramentas de análises de concorrência como o Semrush, por exemplo. Contudo, mesmo optando por ferramentas específicas, não esqueça o lado humano: pense como um cliente em potencial que buscaria o seu produto ou que sua empresa oferece.
Elabore uma lista de ideias, debata com a sua equipe, escreva sinônimos e utilize palavras-chaves de cauda longa- que são termos mais específicos – sempre que possível. Em vez da palavra “piscinas”, por exemplo, você pode utilizar “piscinas em Curitiba”. Tudo dependerá do produto que a sua empresa comercializa e a abrangência do anúncio.
Não use muitas palavras-chaves pra começar, não seja vago e priorize as palavras de correspondência exata. O ideal é não ativar seus anúncios por pessoas que não estejam interessadas de fato em seu produto, caso contrário você diminuirá seu CTR ( taxa da divisão da quantidade de cliques do anúncio pelo número de impressões) e consequentemente pagará mais caro por palavra.
Como fazer anúncios convincentes
Uma tática muito eficiente é incluir palavras-chaves que já estejam na sua lista no corpo do anúncio, de preferência no título. Isso aumentará a relevância do seu anúncio e consequentemente o CTR. Para realizar um anúncio de roupas masculinas, por exemplo, além de inserir “camisetas masculinas” como palavra-chave na campanha, utilize-a também no título.
Reserve o corpo do anúncio para apresentar o seu produto e utilize a segunda linha para descrevê-lo melhor. No exemplo citado, o ideal seria algo como: “camisetas masculinas – Todas as marcas, com 70% de desconto”.
Evite sobrecarregar seus anúncios
Procure não carregar muito seus anúncios com números, mas colocar algo como “70% de desconto” ou “Mais de 50 000 modelos disponíveis”, por exemplo, pode ser um diferencial diante as campanhas dos seus concorrentes.
Seja convincente sem ser apelativo, pois um excesso de ofertas e facilidades podem gerar desconfiança e reduzir a credibilidade da sua empresa, produto ou serviço.
Utilize as chamadas para ação (CTA)
Na internet tudo é muito rápido. Você tem poucos segundos para chamar a atenção, provocar desejo, confiança e, por fim, fazer com que o cliente efetue uma compra ou mesmo uma ligação para a sua empresa. Por isso, aproveite a última linha do anúncio para ser mais imponente. Utilize palavras como: “confira”, “descubra”, “saiba mais”, “solicite um orçamento”, dentre outras que motivem o usuário a realizar a ação que conduza ao seu objetivo com a campanha.
Você também pode estimular as conversões em cliques oferecendo avaliações gratuitas, brindes ou até mesmo descontos mais vantajosos. A concorrência é grande e o consumidor online também é adepto às “cortesias”.
Utilize as extensões de anúncios
Imagine que você está procurando por uma empresa, produto ou serviço no buscador do Google. Ao encontrá-lo, você não gostaria de ter mais informações como número de telefone, produtos em oferta ou subcategorias?
As extensões de anúncio no AdWords é também um atrativo para as conversões em cliques, alé de melhora o CTR da sua campanha.As principais extensões de anúncios que você pode utilizar são:
- Extensão de chamada
Você pode inserir um ou mais números de telefone, facilitando o contato do cliente.
- Extensão de sitelink
Possibilidade de inclusão de categorias, subcategorias e informações sobre os produtos ou serviços ofertados no anúncio ou no site de sua empresa.
- Extensão de local
É sempre bom fornecer ao cliente informações do local do seu estabelecimento antes mesmo de ele entrar no site.
- Extensão de Redes sociais
O Google + veio pra ficar e o seu anúncio pode ganhar mais pontos no buscador ao inserir a extensão +1. Assim, os robôs identificarão sua relevância e sua sociabilidade.
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