Se você tem um e-commerce há muito tempo, sabe que fechar vendas na internet não é tão fácil como parece. Se pretende lançar um negócio na internet, tenha a noção que não basta publicar um site e pronto, as vendas viriam em questão de tempo. Não é questão de tempo, é de marketing digital e divulgação estratégica.

Vamos propor um desafio. Se coloque no lugar de um usuário, vá ao Google e pesquise por algum produto que seu e-commerce oferece. Por exemplo, se atua no mercado de acessórios para carros, procure por “lanternas para carros” e verá a enorme quantidade de resultados. Só aí terá uma noção da concorrência.

 

5 táticas no mundo digital, se aplicadas corretamente, aumentam as vendas

 

  1. Buscas orgânicas

Estudos apontaram que mais de 90% dos internautas brasileiros pesquisam produtos e serviços no Google. O Facebook também não pode ser ignorado, por ser a rede social mais usada no Brasil.

 

1.1 – Ganhe posições orgânicas no Google

O Google tem um programa de computador que é capaz de rastrear, interpretar e classificar as páginas de acordo com a relevância atribuída. São 200 fatores de classificações, sendo alguns deles já conhecidos.

Saiba que existe SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas. Reúne técnicas que aplicam melhorias internas no site da sua empresa focadas ao Google, alterações no HTML, links, estrutura de navegação, arquitetura da informação e conteúdo. Uma coisa que sabemos sobre o Google é que o buscador adora encontrar citações sobre sua empresa em outros sites. Analistas de SEO realizam trabalhos parecidos com assessorias de imprensa e assim obtém links e citações em blogs, fontes noticiosas, fóruns, entre outros.

De acordo com pesquisa, SEO é o canal de marketing que mais gerou vendas em 2016.

Estratégias de marketing para aumentar vendas

 

1.2 – Ganhe visibilidade orgânica nas redes sociais

Nem sempre é necessário investir em anúncios nas redes sociais. É perfeitamente possível ganhar visibilidade pela relevância de seus conteúdos.

Significa ser impossível ter bons resultados orgânicos? Não. Para isso, basta contar com ajuda de especialistas na geração de conteúdo. As pessoas não gostam de ver, por exemplo, só promoções, preços, ofertas. Deve-se priorizar conteúdo amigável, histórias, relacionamento entre sua empresa e seus clientes. Incentive as pessoas a curtirem e compartilharem o que sua empresa posta. É isso que fará a relevância necessária para alcançar mais pessoas organicamente.

 

 

  1. Links Patrocinados

Não dá para depender apenas das buscas orgânicas. Sua empresa precisa ganhar visibilidade, e a internet contém ótimas ferramentas de publicidade muito mais baratas do que TV, Rádio, entre outros.

Sem sombras de dúvidas é o canal que melhor atende as necessidades das empresas atuantes na internet. Conta com o melhor retorno sob investimento, e esse resultado é obtido graças aos acompanhamentos diários das campanhas, lances por palavras-chave, segmentações, qualidade dos anúncios, entre outros.

Seus anúncios são vinculados nos resultados de pesquisas no Google e também sites parceiros que aceitam blocos publicitários do Google. A abrangência é enorme, e melhor, os anúncios aparecem aos usuários certos, potenciais clientes no momento adequado de interesse das pessoas.

 

Uma das vantagens de anunciar nas redes sociais é a capacidade de criar campanhas segmentadas por interesses, localização, idade, horários, entre outros. Isso possibilita atingir pessoas que realmente podem ser tornar clientes.

O engajamento depende muito da qualidade do anúncio, tanto na forma textual como imagens. É possível disponibilizar seus anúncios tanto para seus seguidores quanto novos usuários.

 

 

  1. Use todo o potencial do Adsense

Adsense é um programa de afiliados do Google. Sites e blogueiros podem disponibilizar blocos que vinculam anúncios das empresas que investem no Adwords. Funciona assim: o anunciante investe no Adwords. Por meio de campanhas da rede de display, os anúncios são exibidos em sites e blogs parceiros que disponibilizam conteúdos relacionados ao seu negócio. Se os usuários clicarem nos anúncios, o anunciante paga por clique, o Google ganha e disponibiliza uma porcentagem ao parceiro.

Há uma estratégia pouco usada por pura falta de conhecimento. Na campanha de rede de display da sua conta Adwords é possível selecionar sites e blogs específicos para exibir seus anúncios de forma mais agressiva.

Supondo que você encontre um blog muito importante e com alta audiência que produz conteúdos relacionados ao seu negócio, verifique se há blocos de anúncios do Google nas páginas.

Se houver, basta cadastrar lá na sua campanha Adwords o endereço do blog interessado. Isso possibilitará que seus anúncios sejam exibidos agressivamente para audiência daquele blogueiro.

 

 

  1. Vídeos

O Youtube é o segundo maior buscador do planeta, perdendo apenas para o Google. Independente do segmento, as pessoas procuram informações a respeito dos produtos que seu e-commerce oferece. Seja relevante e tenha autoridade no mercado. Abra um canal no Youtube, produza vídeos esclarecedores. Certamente sua empresa será lembrada e assim aumentará as vendas.

 

 

  1. Blog

Até 2008 houve muito preconceito aos blogs. Analistas da comunicação divergiam sobre o assunto, se seriam principais fontes de informações ou se seriam um fracasso.

Hoje sabemos que os internautas confiam nos blogs exatamente pelo fato de serem fontes alternativas, têm linguagens mais coloquiais e pessoais. Sua empresa precisa ter um blog que funcione como um canal de comunicação.

Regras para um blog de sucesso:

Lembre-se: com estratégia e planejamento em marketing digital, é possível aumentar vendas do seu e-commerce.

 

Fundada em 2010, a Compartilha Publicidade é uma agência de marketing digital p/ pequenas empresas especializada em gestão de tráfego. A agência mantém um blog atualizado blog da agência com informações sobre marketing digital: como atrair clientes, anúncios no googlegoogle adsleads,  tráfego pago, infoprodutos, gestor de tráfego, entre outros do mundo do marketing, negócios e vendas.

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Hélicon Barros
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