Como atrair clientes? Saiba como atrair clientes pela internet

como atrair clientes

 

 

Por que algumas empresas conseguem atrair clientes pela internet regularmente, enquanto outras dificilmente recebem contatos de pessoas interessadas? O que elas fazem de tão diferente? 

Se você tem dúvidas sobre como atrair clientes pela internet para a sua empresa, neste artigo você verá que isso não precisa ser um desafio. 

 

A prospecção de novos clientes é atividade essencial de todo tipo de negócio, pois é responsável pelo início do ciclo de vendas.

 

Ter uma estratégia, um processo com método eficiente e de baixo custo para prospectar e conquistar clientes é de suma importância para seu negócio atingir os melhores resultados.

 

 

Como atrair clientes pela internet?

Para conquistar novos clientes pela internet, você precisa investir (tempo e/ou dinheiro) em Marketing digital.

Marketing digital é uma série de estratégias e táticas online, englobadas em um planejamento estratégico para atingir os objetivos de marketing de uma empresa.

Os objetivos de marketing estão relacionados ao que se deseja alcançar, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, capturar leads, atrair novos clientes, entre outros.

Para alcançar tais objetivos, são implementadas diversas estratégias e táticas através de criação de site, marketing de conteúdo, campanhas de tráfego pago e outras.

Essas estratégias são divididas em duas formas de se conquistar clientes na Web.
Uma maneira é de forma orgânica e outra de maneira paga.

 

Forma orgânica de atrair clientes

Excelentes estratégias podem ser utilizadas para se atrair clientes de forma orgânica. Não podemos dizer que essa forma é gratuita, pois deverá ser realizado investimentos para que ela tenha o desempenho correto. As táticas orgânicas são SEO, Marketing de Conteúdo, Blog, entre outras.

É preciso entender que a forma orgânica para atrair clientes é bastante eficaz a partir de um longo prazo, e é aí que muitos empreendedores não conseguem enxergar seus benefícios.

 

 

Forma paga de atrair clientes

O grande diferencial da forma paga para captar clientes é a velocidade com que isso ocorre. Através de estratégias de Anúncios no Google ADS por exemplo entre outras publicidades digitais, como Facebook ADS você aumenta as possibilidades de expadir sua carteira de clientes. Você deve entender que o seu ganho de clientes é diretamente proporcional a quanto você investir.

Dessa maneira, com essas duas estratégias esclarecidas podemos dar continuidade a como atrair clientes pela internet para a sua empresa.

 

1 – Uma Boa Presença Online para Atrair Clientes

Assim como em um negócio físico “offline”, a sua empresa precisa se fazer presente na internet para ser visto pelos seus clientes. Afinal de contas, eles precisam te encontrar.

É preciso marcar presença nesse território e isso significa começar com a criação de site – adaptado para mobile -, possuir perfis nas redes sociais, um canal no YouTube (se fizer sentido e se for possível), ter um Blog com conteúdo relevante e, principalmente, estar presente em destaque nas buscas do Google para quando procurarem por seu produto por meio de links patrocinados.

O Google é o ponto de partida para a busca de mais de 90% das pessoas na internet, segundo o Search Engine Journal. Por isso, é fundamental que você garanta sua presença nele!

Uma forma bem legal e, muitas vezes, negligenciada, de se fazer presente no Google é através do Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google que possibilita às empresas gerenciarem a sua presença na página do buscador e, também, no Google Maps.

Informações como uma descrição dos serviços, contatos, horários de atendimento, fotos, podem ser incluídas no cadastro da sua empresa.

 

 

2 – Conteúdos Estratégicos Para Captar Clientes

Por que conteúdo é tão importante para atrair clientes? Ora, porque quando estão com alguma necessidade ou com problema, as pessoas costumam fazer o quê? Uma pesquisa!

Elas pesquisam no Google, no Youtube e nas redes sociais soluções para as suas necessidades e seus problemas.

Dessa maneira, é preciso que você invista em Marketing de Conteúdo, ou seja, crie conteúdo estratégico para atingir o seu público da maneira correta e no momento certo.

Conteúdos para atrair clientes – aborde os problemas dos seus clientes, mostre suas características, causas, apresente outros casos parecidos, mostre possíveis soluções e etc.

Além disso, é preciso otimizar o seu conteúdo com técnicas de SEO – Search Engine Optimization, para que o seu conteúdo seja encontrado pelos potenciais clientes nos sites de buscas.

Segundo a ImForza, 75% dos usuários simplesmente não clicam nos resultados das segundas páginas das buscas. Quer motivo maior para você estar na primeira página?

Estando na primeira página e na primeira posição dos buscadores, nas palavras-chaves do seu negócio, você aumentará exponencialmente as suas chances de atrair clientes pela internet.

Uma excelente ferramenta gratuita que pode te auxiliar nas primeiras análises de SEO é o Ubersuggest.

Com ele é possível descobrir as principais palavras-chaves do seu negócio e, assim, criar conteúdo relevante. Além disso, é possível verificar como você pode melhorar o desempenho do seu site junto ao SEO.

 

3 – Distribuição de conteúdos

 Além de produzir conteúdo, é preciso que ele esteja disponível para o seu cliente.

E como você pode fazer isso?

Como já foi falado, é preciso que você esteja presente nas Redes Sociais. Dê preferência para as redes onde o seu público atua. Assim, o seu foco será melhor. Faça uma análise do seu Target e da concorrência e esteja presente onde eles estão.

A partir daí, é necessário que o conteúdo produzido para o site seja compartilhado nas redes sociais. Assim, você consegue atrair clientes potenciais para o seu negócio utilizando diferentes canais.

Além disso, não esqueça de manter um bom relacionamento e envolvimento com os seus seguidores. É fundamental que você responda os comentários e mensagens o mais rápido possível e de forma transparente.

 

4 – Use Links Patrocinados para acelerar a atração de novos consumidores

Como já mencionado, quando há intenção de compra, os usuários recorrem ao Google.

Dessa forma, é nele que a sua empresa deve estar. E segundo, uma pesquisa realizada pelo GE Capital Retail’s Bank81% dos clientes fazem pesquisas online antes de fazer compras.

Assim, uma ótima estratégia é o uso de Links Patrocinados, também conhecido por Google Ads, que pode ser realizado das seguintes formas:

●     Rede de pesquisa

●     Rede de display

●     Google Shopping – excelente para quem possui e-commerce

●     Remarketing

 

 

5 – Aumente o alcance dos Posts no Facebook e Instagram

Essa também é uma estratégia paga que você pode e deve utilizar para alcançar um maior número de clientes.

A grande maioria da população brasileira está presente nas Redes Sociais Facebook e Instagram. Dessa forma, inclusive se o seu produto for algo bem específico, é possível encontrar clientes e fazer conversão nessas redes sociais.

Através do gerenciador de anúncios, é possível segmentar o seu público, selecionar bem quem você deseja atingir e assim dar o tiro no certo no alvo, ou seja, atrair o seu cliente.

Com o Impulsionamento dos posts, se consegue aumentar o alcance das publicações e assim, causar engajamento, envolvimento e, consequentemente, conversões.

Uma boa estratégia para utilizar da maneira correta o Facebook e o Instagram é escolher os seus próprios posts que tiveram mais engajamento e patrociná-los. Ou então, escolher os posts dos seus concorrentes que tiveram mais engajamento e fazer algo semelhante.

O próprio facebook disponibiliza um tutorial para realizar o impulsionamento de posts, vale a pena conferir!

 

 

Conclusão

O processo de prospecção deve estar apoiado em estratégia eficaz, ferramentas, modelos, rotina otimizada e boas práticas:

1 – Criar uma estratégia de prospecção na internet independente do mercado de atuação;
2 – Saber encontrar os potenciais clientes na mídias certas (Google, Redes Sociais)
3 – Se comunicar de forma eficiente com potenciais clientes;
4 –
Criar um ciclo de prospecção seguida de vendas.

 

Fundada em 2010, a Compartilha Publicidade é uma agência de marketing digital p/ pequenas empresas especializada em gestão de tráfego. A agência mantém um blog atualizado blog da agência com informações sobre marketing digital: como atrair clientes, anúncios no googlegoogle adsleads,  tráfego pago, infoprodutos, gestor de tráfego, entre outros do mundo do marketing, negócios e vendas.

 

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Como Anunciar no Google ADS

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