como fazer marketing digital

Como fazer marketing digital de maneira eficaz, nos dias de hoje onde a maioria tem acesso a internet,  faz a diferença no sucesso de pequenas e grandes empresas.

Antes de saber como fazer é importante entender o significado de marketing digital, que basicamente significa divulgar e promover sua empresa na internet.

Tá mas como fazer marketing digital?
Fazendo divulgação online, investindo em mídias digitais e ferramentas de marketing digital como: criação de um site, anúncios no Google Adwords e redes sociais (Facebook, Instagram)..

Comece fazendo um planejamento, um plano de marketing digital, orientado aos objetivos e público-alvo que sua empresa visa atingir.

 

Veja como fazer marketing digital passo-a-passo, é fácil:

 

1º – Público-Alvo –
Quem é o perfil ideal de cliente para meu negócio?

Saiba exatamente quem é seu perfil de cliente ideal, o seu público alvo. São empresas grandes ou pequenas? Quais são as característica do meu público (persona)? Será que  público usa o Google ou Instagram?

Definido o público-alvo, é possível adequar a comunicação para atender e resolver um problema específico deste público.

Por meio de análises e pesquisas, você consegue descobrir informações relevantes a respeito do seu público-alvo, como :

 

 

2º – Estratégias de Marketing Digital –
Por quais canais de divulgação alcançarei meu público?

 

Há estratégias que se encaixam melhor de acordo com o público-alvo. Na estratégia de marketing de busca, por exemplo as chances do seu potencial cliente encontrar sua empresa a partir de uma busca por seu segmento e cidade no Google são grandes.

Além de usar o Google alguns setores como restaurantes, lojas de roupas, conseguem ter bons resultados ao fazerem marketing nas redes sociais, já que Facebook, Instagram, são mídias mais visuais.

 

 

 

3º – Ferramentas e Mídias de Marketing Digital –
Quais ferramentas utilizarei?

 

Na atualidade apenas ter um site não é o suficiente e sim ter um excelente site, com bons argumentos de venda, clareza, objetivo e atualizado.

Ser encontrado no Google é outro fator determinante pois se o site for bom mas ninguém encontrá-lo não faz sentido. Para isso o Google tem uma plataforma de anúncios chamada Google ADS ou é necessário investir na otimização do site (SEO) através de otimizações no site e produção de conteúdo que podem ser publicados no blog.

Para desenvolvimento de sites o WordPress é mais flexível, conta com mais funcionalidades e plug-ins gratuitos, além de permitir um trabalho de SEO mais eficiente, sendo o mais indicado na hora de fazer o blog também por ser fácil de gerenciar e publicar.

Entre outras ferramentas e mídias que cresceram muito ultimamente está a produção de vídeos e comerciais para Youtube, produção de e-books, webinars, entre outras.

 

 

 

4º – Comunicação, Mensagem e Persuasão –
Com quais argumentos vou convencer meu público?

 

Fazer seu público compreender o valor, a qualidade, do seu produto/serviço por meio de uma comunicação, frase, texto, depoimento, é outro fator determinante no marketing digital.

No campo da comunicação, a persuasão é muito utilizada para convencer as pessoas a adotar determinado ideia, influenciar alguém a comprar algo. Se sua mensagem, sua oferta for boa, vai chamar atenção, despertar desejo e vender.

Muitas empresas se tornam referências de mercado por serem mais eficazes na arte de convencer pessoas.

A persuasão, por exemplo, precisa estar incorporada nos textos de sites, anúncios no Google, publicações, blogs, posts de redes sociais, landing pages, em todo tipo de divulgação e campanha digital.

 

 

 

5º – Mensuração e Monitoramento –
Como vou mensurar os resultados?

 

É indispensável fazer marketing digital monitorando constantemente os resultados de suas estratégias, ações e campanhas. Fazendo um trabalho contínuo de otimizações a partir de resultados atingidos, sejam melhorias de textos no site, em anúncios, conversões, entre outras.

Como ferramenta de marketing digital específica para monitoramento pode-se usar o Google Adwords, Google Analytics, entre outras ferramentas e plugins do wordpress.

 

 

Conclusão

 

Recapitulando elaborar um plano de marketing digital é o primeiro passo. Fazer o planejamento estratégico de  permite ao empreendedor seguir um norte e busca dos seus objetivos.

Usar a estratégia de marketing digital, mídias e ferramentas mais adequada faz a diferença principalmente para pequenas empresas que geralmente não conseguem investir em diversas estratégias simultaneamente.

Muitas empresas ao fazerem marketing digital muitas vezes não tem noção do potencial em termos de receita e lucratividade, justamente por não terem um bom plano de marketing digital.

Se sua empresa pode investir numa agência digital mais experiente e com diversos cases de sucesso, faça marketing digital com agência mais especializada e orientada a resultados como é o caso da Agência Compartilha.

 

Fundada em 2010, a Compartilha Publicidade é uma agência de marketing digital p/ pequenas empresas especializada em gestão de tráfego. A agência mantém um blog atualizado blog da agência com informações sobre marketing digital: como atrair clientes, anúncios no googlegoogle adsleads,  tráfego pago, infoprodutos, gestor de tráfego, entre outros do mundo do marketing, negócios e vendas.

 

Aprenda também:

Como Fazer Plano de Marketing

Como Prospectar Clientes

Como Anunciar no Google ADS

Hélicon Barros
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