Índice de Qualidade nos anúncios do Google
A finalidade do Índice de qualidade é dar uma ideia geral da qualidade dos seus anúncios. O Índice de qualidade de 1 a 10 informado para cada palavra-chave da sua conta é uma estimativa da qualidade dos anúncios e das páginas de destino acionadas por eles. Três fatores determinam seu Índice de qualidade:
Ter um Índice de qualidade alto significa que o sistema do Google considera seu anúncio e sua página de destino relevantes e úteis para as pessoas que visualizam o anúncio.
Este artigo explica como o Índice de qualidade funciona.
O Índice de qualidade é definido com base em dados de desempenho anteriores
O Índice de qualidade é uma estimativa agregada do desempenho geral de uma palavra-chave em leilões de anúncios anteriores. Com base nesses dados, cada uma das suas palavras-chave recebe um Índice de qualidade em uma escala de 1 a 10, em que 1 é a pontuação mais baixa e 10, a mais alta.
Saiba mais sobre a classificação do anúncio
Índice de qualidade e palavras-chave novas
O Índice de qualidade é definido com base em dados de desempenho anteriores. Então, o que acontece com palavras-chave novas que não têm dados de desempenho anteriores?
Novas palavras-chave recebem automaticamente um Índice de qualidade de 6 e um valor “médio” para os seguintes elementos: CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino. À medida que os anúncios são exibidos, as palavras-chave acumulam dados de desempenho, e o Índice de qualidade pode mudar. É possível que você veja alterações no Índice de qualidade depois de um ou dois dias.
Se seu Índice de qualidade e outros valores não mudarem depois de alguns dias, provavelmente o sistema determinou que seu Índice de qualidade é, de fato, 6 e a CTR esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino são consideradas medianas.
Um anúncio de alta qualidade em ação
Veja um exemplo de uma boa experiência do usuário com base em um anúncio relevante e de alta qualidade. Digamos que você tenha um website especializado em meias, e Samuel, um cliente, está em busca de meias listradas. Veja como seu anúncio (e palavras-chave com alto Índice de qualidade) conecta Samuel ao que ele deseja.
- Quando Samuel pesquisa “meias listradas masculinas em Curitiba” no Google, ele encontra seu anúncio. Seu anúncio tem “[meias listradas]” como uma palavra-chave.
- Samuel clica no anúncio e acessa diretamente a página de “meias listradas masculinas” do seu website. A página carrega rapidamente, e Samuel consegue navegar facilmente nela.
- Samuel compra vários pares de meias listradas.
Para o google, essa é uma ótima experiência do usuário. Além de ter um Índice de qualidade possivelmente maior na maioria dos casos, anúncios relevantes tendem a gerar mais cliques, aparecer em uma posição mais elevada e proporcionar mais sucesso.
A Compartilha é especializada em criar campanhas com alto índice de qualidade! Anuncie conosco!
- Como funciona o Google ADS? - 9 de outubro de 2024
- Campanhas de pesquisa e display não terão mais a opção para selecionar CPC otimizado - 9 de setembro de 2024
- Quanto custa anunciar no Google? Google ADS? - 2 de setembro de 2024