Desconhecer o que é marketing de busca e qual a sua importância no contexto do marketing digital pode significar a perda de uma boa oportunidade de exposição da sua marca nas páginas de respostas das ferramentas de busca.
O marketing de busca, também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing. No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.
O desconhecimento sobre o funcionamento do marketing de busca tem levado vários empreendedores a perderem fatias consideráveis do mercado.
Definindo o que é marketing de busca
Não se trata apenas de entender o que é marketing de busca. Estamos falando também de como ele se insere no marketing digital como um todo. O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nos rankings dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de plataformas de divulgação como o Google AdWords, no qual são feitos os anúncios no Google.
Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias, a das buscas orgânicas e os links patrocinados.
Busca Orgânica – É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.
Links Patrocinados – É o segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google AdWords integrando a estratégia de Marketing de Busca.
Sempre que tratamos de marketing de busca, fazemos questão de ressaltar a importância de fazermos com que essas duas estratégias caminhem juntas. Isso porque, as duas, quando tratadas simultaneamente, podem contribuir em muito para os resultados de uma na outra criando uma sinergia em marketing digital. Dissociá-las dentro de uma campanha de marketing de busca, seria um erro fatal, pois não estaríamos obtendo o máximo de rendimento de cada uma delas.
Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados são complementares, até porque, ambos trabalham com a mesma matéria prima, a escolha das melhores palavras-chaves para um site ou página seja exibido nas páginas de respostas dos buscadores, através de um processo de otimização do site. Em inúmeras situações, as informações da estratégia de SEO são utilizadas na estruturação de estratégias de Links Patrocinados e vice-versa.
Marketing de Busca como referência
O marketing de busca funciona hoje em dia como uma das mais fortes estratégias de divulgação na Internet, seja na parte de SEO quanto no segmento de links patrocinados. Uma das atuais tendências do web marketing moderno é ser uma referência em conteúdo sobre um determinado assunto e é nessa estratégia que o SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca se faz presente, colocando o conteúdo produzido entre os Top 10 em função das palavras chave digitadas na busca.
A proposta do marketing de busca no que se refere a links patrocinados é também conseguir as melhores posições possíveis, só que na área reservada a esse tipo de anúncio. Esse segmento do marketing, busca trabalhar itens como palavras-chave, CPC e ROI, alguns dos elementos a serem ajustados.
O marketing de busca é certamente uma das áreas que apresentará maior crescimento no mundo inteiro e por isso é indispensável que ele esteja presente em qualquer planejamento de marketing digital para não perder as ótimas oportunidades que se apresentam nesse segmento do marketing online.
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