Michael Porter criou um modelo chamado de 5 forças que ajuda as empresas a analisarem o mercado.
A primeira força é a rivalidade entre os concorrentes. Quanto mais concorrentes maior a competição, se o crescimento do setor é lento a concorrência aumenta, se o produto tem restrição de tempo para a venda (validade curta) a rivalidade cresce. Se o produto não tem diferencial nenhum e a briga fica apenas no preço consequentemente a concorrência aumenta.
A segunda força é a possibilidade de novos concorrentes entrarem no mercado. Quando o produto permite diferenciação ou quando o custo de troca do produto pelo cliente é pequeno a possibilidade de entrar um novo concorrente aumenta. A pequena exigência de capital para iniciar o negócio também atrai novos competidores.
A terceira força é a substituição que é a facilidade do comprador substituir um produto ou serviço proporcionando uma melhoria significativa na relação preço/desempenho.
A quarta força é o poder de barganha do cliente. O cliente tem uma força maior na negociação quando compram em grandes volumes ou compram commodities, ou seja, o produto oferecido é idêntico em todos os concorrentes e estes clientes enfrentam o custo da troca de concorrentes.
A quinta força é o poder de barganha dos fornecedores. Neste caso é o fornecedor que tem a maior força na negociação e isto ocorre quando existem poucos fornecedores ou quando o produto é exclusivo de uma empresa.
Quais destas forças afetam seu mercado?
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